"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

31 de outubro de 2007

Embaúba




Um dos fatos que marcou a minha infância, ao subir as serras de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo (RJ), era a existência da Embaúba prata por toda a estrada.Ela se destacava na floresta verde, muitas vezes entre as quaresmeiras roxas e os ipês amarelos.Cansei de me pegar contando quantas árvores desta eu avistava. Infelizmente, não sei por quanto tempo vamos poder apreciá-las enfeitando estas matas, pois estas árvores estão sendo devastadas, tanto pela sua utilização comercial, como por puro preconceito de hospedarem as formigas, serem ocas e inúteis.

A embaúba tem tronco reto e oco, com nós e entrenós, dividido em lojas, semelhante ao bambu. Se observarem o pecíolo da folha, há uma parte branca e saliente, onde podem ser vistas glândulas que produzem secreção doce, mel que atrai as formigas, e contém o glicogênio.As formigas se alimentam desse mel e vivem entre os nós dos galhos de embaúba. Em compensação, as formigas protegem a embaúba do ataque da saúva e outros vermes ou insetos nocivos às suas folhas e galhos macios.Esta curiosa associação entre a embaúba e a formiga é denominada "mutualismo".

A embaúba floresce e frutifica no verão. As sementes são a alegria dos pássaros e a inflorescência das preguiças, que ali se alojam.
A casca fornece fibras resistentes. Do caule fabrica-se fósforos, lápis, caixotes e jangadas. O galho é utilizado como calha.
Na área medicinal, as flores, os brotos e a casca do caule são aproveitados para tratamento de bronquite, tosses, erisipela, diabete e diarréia. O sumo das raízes e das folhas possui efeito cardiotônico e diurético.
No Brasil, existem 37 espécies desta árvore, que também são conhecidas por: "árvore-da-preguiça", árvore das formigas, embaúva, imbaúba...
Vamos preservá-las, para não acontecer o mesmo que aconteceu com as hortênsias das nossas serras...Elas sumiram!!!!!

Um comentário:

  1. Oieeeeee...tudo bem com vc?...seu blog é destaque essa semana no magia,pela beleza e pelo carinho com q é cuidado...parabéns!Tem um selinho e meu award pra vc,tá?
    Tenha um ótimo feriado!
    *A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz no direção do futuro. *
    Beijinhus
    Magiagifs(Li)

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...