"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

26 de outubro de 2007

Borboletas




Olá crianças,

Bem vindos ao meu blog!!!! Vou adorar estar com vocês.Espero que gostem dos conteúdos e comentem. Fiquem a vontade; Aceito sugestões...Peçam ajuda de um adulto se tiverem dúvida.


Como estamos na primavera e as borboletas estão passeando por aí, resolvi escrever sobre estas polinizadoras tão importantes. O quê?? Você não sabe o que é uma polinizadora??? Tudo bem, muitos adultos também não sabem.Vou explicar mais adiante, vamos por etapas, ok?
Borboletas e mariposas possuem escamas coloridas nas asas. Como todo inseto, borboletas e mariposas têm o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Borboletas e mariposas apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento.Estas transformações são chamadas de metamorfose: A borboleta põe o ovo, que nasce a lagarta, que se transforma na fase jovem em crisálida (casúlos que ficam pendurados), que por sua vez se transforma em borboleta já na fase adulta.É muita transformação, ufa!!!
As borboletas passeiam durante o dia e as mariposas gostam mesmo de uma noitada.
As borboletas são importantes polinizadoras porque sugam o néctar adocicado das flores para se alimentarem. Ao voarem de flor em flor transportam o pólen dos estames de uma flor até a parte feminina de outra; Deste modo, obtêm-se as sementes que produzirão uma nova planta. As plantas dependem desta polinização para se reproduzirem.
Entederam?

A partir de agora quando vocês verem uma lagarta vão lembrar que elas vão se transformar em lindas e úteis borboletas. Mas não cheguem perto delas e nem tentem tocá-las, pois nesta fase elas provocam sérias queimaduras e alergias. Mas podemos conviver com elas, não podemos?

Beijocas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...