"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

25 de novembro de 2007

Charme e utilidade na cozinha...



Já pensou... Que charme!!!! Ter seus temperos preferidos na janela da sua cozinha?

Não é preciso ter muito espaço para cultivar vasos com temperos. Jardineiras com 15 cm de profundidade são suficientes para plantio da sua horta na cozinha ou área do seu apartamento.

Ervas condimentares e aromáticas, como o coentro, salsinha, cebolinha, hortelã, orégano, manjerona, pimenta, alecrim e até mesmo o capim limão para um chá, aceitam bem o plantio em vasos ou jardineiras, desde que estejam expostas ao sol pelo menos 6 (seis) horas por dia.
1- Cubra o fundo da jardineira com uma manta chamada “bidim” (Manta utilizada no filtro do ar condicionado, ou semelhante), isto vai evitar que a terra saia pelos drenos, sujando as paredes.
2- Adicione uma camada de argila expandida, para drenar o excesso de água.
3- Encha a jardineira ou vaso com “Terra vegetal adubada”, adquirida em hortos.
4- Você pode optar em adquirir as mudinhas ou semeá-las.
5- Caso opte em semeá-las a minha dica é não usar todas as sementes do saquinho, senão você vai ter uma floresta em casa... rsrs.Guarde as restantes na própria embalagem bem fechada. Neste caso use pulverizador para regá-las quando começarem a brotar.
A rega depende da umidade relativa do ar, local. Normalmente um copo de água por dia já é o suficiente. E se constatar que está sobrando água no recipiente de baixo, alterne os dias das regas.
Em tempos de dengue... Use areia lavada de rio no prato.
Não esqueça de adubar uma vez por mês. Neste caso eu indico o húmus de minhoca.
Dicas:
- Acrescente mais charme usando vasinhos decorados no mesmo estilo, tipo jardim italiano ou cachepôs para as jardineiras.
- O orégano e a hortelã são ótimas forrações e vão cobrir a jardineira, por isto plante-as separadas ou distantes.
Bon apetit..
                                                                                                                                            Foto: Miss Gong
 

Um comentário:

  1. Ola, Monique!
    Faz agora duas semanas que estive a semear coentros na minha varanda. Infelizmente não tive quase nenhuns dos cuidados que recomenda aqui no seu blog e até agora ainda não vejo qualquer tipo de germinação no vasinho...:(
    Mas vou imprimir as suas dicas e como ainda tenho material, vou tentar fazer como diz!:)
    Beijinhos, Sara.

    P.S. Tomei a liberdade de pôr o seu blog nos meus blogs recomendados!:) Espero que não se importe!

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...