"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

26 de novembro de 2007

Pinheiros e Tuias


Olá amigos e leitores,

Está chegando a hora de montar a árvore de Natal. Para as crianças este é um momento mágico de alegria, união, cooperação e participação...É o marco do Natal!!

Sempre adorei participar desta pré-festa.Quando era pequena, minha avó juntava filhos e todos os netos e juntos montávamos o presépio enorme e cheio de imagens, decorávamos a escada com arranjos de pinha e grandes laços vermelhos e ajudávamos a montar a árvore, normalmente linda!! E entre purpúrina dourada, bolas fininhas, grandes e vermelhas, que sempre quebravam, spray dourado com cheiro de natal, procura dos galhos em ordem de tamanho...rsrs, começava a contagem regressiva até o Natal...Faço isto com meus filhos todo ano...É muito gratificante!!

Por isto, resolvi esclarecer a diferença entre a Tuia, aquele "pinheirinho" verde limão, entre outros e os magníficos e verdadeiros pinheiros.

Costuma-se chamar de “pinheiro” ou “árvore de natal”, qualquer árvore da classe das Coníferas, que engloba seis famílias botânicas distintas, totalizando cerca de 500 espécies. Vou comentar sobre as mais conhecidas, ok?

As coníferas apresentam algumas características em comum, entre elas:
- Folhas pequenas em formato de escama, estreitas, duras e pontiagudas.
- São hermafroditas. Na mesma árvore acontece, nas extremidades apicais dos ramos, órgãos sexuais masculinos e femininos.
- São plantas conhecidas como "gimnospermas". Não produzem flores verdadeiras, mas sim espigas (estróbilos). As espigas-macho abrigam os grãos de pólen, enquanto que as espigas-fêmea contém os óvulos. Da fertilização dos óvulos pelo pólen, surgem os frutos - mais conhecidos como "pinhas" - de formato cônico, apresentando sementes em espiral, abertas e desprotegidas. Foi justamente a forma cônica das pinhas que inspirou o nome coníferas.
Mais informações no blog do Professor Lasneaux:


-Mantém-se verdes ao longo do ano, embora algumas tuias apresentem tonalidades maravilhosas, que vão do dourado, azul passando ao avermelhado até o prateado.
-Algumas aceitam bem à meia-sombra, mas a grande maioria exige sol pleno, motivo pelo qual, muitas morrem, após serem enfeitadas e permanecerem em interiores, na época do Natal. Devem ser regadas com moderação, pois detestam encharcamentos. Por isso o solo deve ser do tipo orgânico com areia para garantir boa drenagem.
Dica pós natal!
- Se você gosta de enfeitar pinheiros de Natal naturais, plante-os em vasos e escolha um lugar que exponha-o ao sol; Após o Natal leve-o para fora de casa; As raízes das coníferas não são violentas. Podem ser plantadas em vasos grandes ou jardineiras a céu pleno e sol direto, desde que plantadas ainda jovens.
Família das Taxodiáceas - Desta família pertence a verdadeira "árvore de natal" (Fotos) do gênero Cryptomeria. São pinheiros centenários, imponentes e charmosos que podem atingir até 40 metros de altura. Outro conhecido é o pinheiro-do-brejo (Taxodium distichum).
Gostam dos solos ácidos e terra rica em matéria orgânica. São utilizados como quebra ventos, no sul do Brasil, suportando bem os climas frios e até geadas. Originários do Japão e China. Aceitam poda, porém compromete sua forma original de conífera.
Família das Pináceas - O mais conhecido deste gênero é o Pinus, englobando espécies que chegam a atingir até 24 metros de altura e apresentam folhas finas e pontiagudas como agulhas. Apreciam solos rochosos ou arenosos e seu crescimento é bem lento. A espécie mais conhecida no Brasil é o Pinus ellioti (Já fiz lindíssimos enfeites de Natal com as pinhas deste pinheiro), usado em reflorestamento e aplicado na indústria de papel e na fabricação de móveis.Outro conhecido desta família é o Cedrus libani ou cedro-do-líbano.

Família das Araucariáceas - O pinheiro brasileiro, também conhecido como “Pinheiro do Paraná ou Araucária”, é de grande porte, podendo alcançar até 60 metros de altura, atingindo a parte superior da floresta. Quando jovem, possui a copa em forma de cone e na idade adulta o seu tronco reto ramifica-se apenas no topo adquirindo o formato de taça. Uma araucária demora 15 anos para produzir pinhões que, atualmente, têm sido bastante utilizados na culinária. É típica de clima temperado.

Família das Cupresáceas - São conhecidas como “pinheirinhos”. Confundidas com os “pinheiros”, as tuias são muito utilizadas como árvore de Natal, pelo porte ser menor e apresentarem-se mais cheios e graciosos. Pertencem a esta família os gêneros da Thuya ou Thuja, os Ciprestes (Cupressus), os Juníperus (Juniperos) e os falsos ciprestes (Chamaecyparis).Dos ciprestes, um dos mais famosos é o cedrinho (Cupressus sempervirens), muito usado como cerca viva, por sua resistência às podas. O Juniperus chinensis é um dos ilustres da família Juniperus e caracteriza-se pelo bonito formato compacto e piramidal. As tuyas também são muito apreciadas para formação de bonsai e tupiárias (Podas em diversos formatos).

Curiosidades sobre o Pinheiro brasileiro – Araucária:

  • Todas as espécies de araucária encontram-se no Hemisfério Sul, mas a Araucária angustifolia (pinheiro brasileiro) existe apenas no Brasil e em pequenas áreas da Argentina e do Paraguai. No Rio Grande do Sul, predomina no Planalto e em regiões com altitudes superiores a 500m.

  • A cutia (mamífero) é a principal responsável pela disseminação deste pinheiro, pois enterra o pinhão para comê-lo depois. Desta prática, nascem novas araucárias.

3 comentários:

  1. Olá,

    tenho uma tuia prata e como faço para adubar?
    Comprei a pouco tempo, 1 semana. Ela estava tão viçosa, mas agora parece que está murchando.
    Ela fica na minha varanda, que é bem ensolarada.
    Parabéns pelo blog!
    Obrigada,
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,
    A melhor adubação para vasos é o húmus de minhoca.A quantidade vai depender do tamanho do vaso.Uma dica é cobrir com 1cm de altura!!Normalmente já é o suficiente!!As tuyas sentem mais o excesso de água do que a falta.Observe se vc não está deixando água em excesso no prato, ok?Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se a Tuia pode ser replantada por galho. E como faze esse processo?
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...