"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

18 de novembro de 2007

Tendências do Paisagismo Residencial



                                                     - Foto: R.Amorim -

Em alta...

O que em determinada época foi requinte, como o "estilo francês", charme como o "Inglês", exuberância em flores e cores como os "Cottages", hoje é muito apreciado como monumento histórico.

Com a correria do dia-a-dia, a falta de mão de obra especializada, os altos custos de manutenção e a mudança de prioridades, estes jardins se transformaram em sonhos...
Hoje, as pessoas procuram cada vez mais o prático, bonito, confortável, viável financeiramente e de fácil manutenção.Isto se aplica aos jardins residenciais e comerciais.
A tendência para residências, portanto, é o jardim "clean", simples e rústico.

Um projeto "clean" é basicamente composto por plantas perenes (aquelas que são consideradas permanentes), tais como bromélias, sagus, palmeiras (entre elas as mais requisitadas no momento são a fênix, as ráfias e triangulares), formium, agaves entre outras folhagens.

As flores permanentes, como as moreas (foto acima), spatophylus (lírio da paz), antúrios híbridos, amarílis, íris, ixória, magnólia, entre outras, são utilizadas para suavizar o verde, em maciços e sempre respeitando os tons suaves que não agridam a arquitetura dos elementos construídos e nem se deteriorem com o tempo por falta de manutenção.
As nuances de cores podem ser facilmente compostas por folhagens coloridas que proporcionam movimento aos canteiros.

As plantas anuais (Planta de ciclo de uma a duas estação. Semente, muda, floração, frutificação e semente novamente), não precisam ser esquecidas, mas utilizadas com moderação naquele cantinho especial, pela necessidade de terem que ser semeadas ou transplantadas com frequencia.

São eleitos, preferências e destaques nos jardins, os caminhos sinuosos, forrações minerais e desidratadas diversas (argila expandida, pedriscos, casca de pinus, etc) e aquele canto charmoso e convidativo que merece uma atenção especial.

Estão em alta também os vasos de linhas retas e cores naturais.

Entretanto temos que usar o bom senso, pois quando projeto um jardim em que a arquitetura pede outro tipo de estilo, temos que respeitá-lo, para realçar a construção de época.

Manutenção

A manutenção é a conservação do projeto original, na íntegra. Sem manutenção, mesmo os jardins mais rústicos perdem o formato e ganham aspecto de abandono.
Outras preocupações que nós, profissionais da área temos, é a adubação periódica, a irrigação e o controle fitossanitário, que previne e combate pragas e doenças que enfraquecem as plantas ( Ver aula sobre manutenção).


















- Paisagismo e Foto: Monique Botelho -
 
Até breve...Bjs...
                                                      

2 comentários:

  1. Ei Monique. Que bom que gostou do mimo. Adorei a animação do papai noel caindo...rs bjs pra vc Ju

    ResponderExcluir
  2. Oieeee tudo bem com vc?
    Seu blog é destaque de natal essa semana no magiagifs!
    Tem um selinho especial q vc pode pegar,tá bom?
    **Sempre que vocês se olham com os olhos do coração,
    com um sorriso nos lábios, é Natal!.**
    Beijinhus e ótima sexta!
    Magiagifs(Li)

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...