"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

29 de janeiro de 2008

Plantar ou adubar? O que você quer fazer?


Terra, Composto, Substrato, Adubo, Húmus ou Esterco...Afinal, o que eu tenho que usar?

Muitas pessoas confundem a finalidade destes materiais e acaba usando-os erradamente.
- Tem uma terrinha boa aí para eu adubar as minhas plantinhas????
- Tenho uma terra ótima para você plantar e também tenho ótimos adubos para você alimentar as plantas.O que você quer fazer? Plantar ou adubar?
Basicamente a diferença é:

Plantio - Base para sustentação - O elemento que sustenta a planta e cria base para que ela consiga se enraizar. (Terra mineral ou vegetal, a água (hidroponia) ou substratos).
Além de base, serve como veículo para o adubo chegar até a raiz das plantas.

Adubos - São as substâncias que alimentam as plantas. Compostos, estercos, (húmus de minhoca, estercos bovino, de aves, etc), entre outros que não são motivos para esclarecimento no momento (Torta de Mamona, Farinha de Osso, NPK, Uréia).

PLANTIO
Terra
A terra é utilizada para plantio, basicamente para dar condições as plantas de enraizarem e mantê-las em pé.
Ao acrescentar terra nova num jardim, você pode até estar acrescentando novos nutrientes ao solo já desgastado, mas a quantidade de nutrientes é insignificante em relação a um composto apropriado para esta finalidade, ou seja, adubar.
Até o solo desgastado com o tempo pode ser “salvo” ou reconstituído através da adubação correta, mas não é acrescentando mais terra que você irá conseguir isto.
Ao acrescentar terra, você estará alteando canteiros que deveriam ficar mais baixos que as calçadas, conduzindo lama para os caminhos com as chuvas ou regas.
Esta terra nova será esgotada em pouco tempo e a melhora das plantas será uma ilusão.
Outra ilusão é achar que cobrindo a grama no inverno ela não vai queimar, o que acontece é que esconde o queimado e gasta-se dinheiro em vão.Vou detalhar este assunto para uma nova aula direcionada às gramas.
Portanto a terra é utilizada para:

- Acertar terrenos arenosos ou argilosos (Ver aula sobre o solo);
- Nivelar terrenos para plantio;
- Nivelar gramados em partes do terreno que cederam;
- Suportar raízes que mantém as plantas na vertical;
- Misturar a outros elementos como parte de um composto para jardins, vasos e jardineiras;

Terra vegetal
    Produzida através da decomposição de folhas e lixo de jardins, triturados.
É encontrado naturalmente no interior das matas e florestas, motivo pelo qual lhe conferem o nome de “solo humoso”.

Substrato - Mistura para plantio pronta
    Substrato é uma mistura de matérias pronta para plantio: Terra, areia (de rio), argila, turfa, casca de arroz carbonizada, etc, pronto para plantio. A mistura vai depender da cultura a que se destina.
Existem os substratos de origem mineral ou orgânica, natural ou sintética, cujas características diferem muito das do solo, não existindo um material ou uma mistura de materiais considerada universalmente válida como substrato para todas as espécies (ABAD, 1991). O cultivo em vasos requer irrigações e fertilizações freqüentes e, para tanto, faz-se necessário o conhecimento das propriedades químicas e físicas dos substratos.

ADUBAÇÃO    Os adubos devem ser usados para alimentar as plantas e reconstituir solos esgotados.A planta saudável tem mais chances de suportar ataques de pragas e doenças.Dentre os adubos a que me refiro nesta matéria, encontramos os estercos e o composto.
Os estercos podem ser bovino, de ave, de minhoca ou de qualquer outra criação confinada que proporcione grande volume de esterco.

Eu indico os bovinos e de frango para pomar e horta. Nunca os uso em jardim. O esterco de frango tem um cheiro muito forte e o bovino é cheio de sementes de capim.

Esterco de minhoca ou Húmus
    O húmus é um excelente adubo, riquíssimo em Nitrogênio, produzido através do confinamento da minhoca que é alimentada por esterco bovino e/ou restos orgânicos triturados.Resumindo, o húmus é o esterco da minhoca.
Isento de sementes, sem cheiro e limpo, perfeito para jardins, vasos e jardineiras.

Composto orgânico
    Como o nome já diz, o composto é uma mistura de materiais, pronto, para adubação.
Muitos fornecedores utilizam o mesmo nome para os substratos, o que confunde o usuário.
O composto pode ser orgânico ou inorgânico.
O composto deverá ser incorporado ao solo (Jardim, vasos, jardineiras, etc.) ou poderá ser uma das partes da mistura de um substrato.
Composto orgânico é o produto final, produzido por decomposição de matérias orgânicas, através do reaproveitamento de lixo domiciliar, rural ou industrial que é riquíssimo em nitrogênio e outros elementos que adubam o solo. Você poderá produzi-lo em casa e mesmo num apartamento, reaproveitando o seu lixo orgânico.
Me diga o que achou!!Deixe um comentário...Suas sugestões serão sempre benvindas!

3 comentários:

  1. OI MONIQUE!
    MUITO OBRIGADA POR ESTA MATÉRIA TÃO ESCLARECEDORA! EU MESMA CONFUNDIA COMPOSTO ORGÂNICO COM SUBSTRATO. NADA MELHOR DO QUE A PALAVRA DE UM PROFISSIONAL. ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nilza!!!Q bom te ver por aqui!!Obrigada pelo comentário.Seja benvinda sempre!!Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Estou aprendendo muito comseu blog... quero montar um jardim na minha casa nova!Comecei plantando mudas de plantas em vasos (ganhadas dos meus aluninhos da pré escola). Como amo rosas comprei duas mudas de minirosas, plantei em jardineira de plástico. Achei que fazia tudo certo, até que elas começaram a perder i viço, amarelar as folhas e ficar com caule marrom...fiquei triste qdo morreram. Tentei mais uma vez, agora as folhas simplesmente secam no galho! O que tá errado??? Se não acertar com elas, imagina um jardim? pode publicar se desejar...
    obrigada
    lucimere

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...