"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

28 de abril de 2010

Cheiro de mato, cara de mato..E é mato mesmo!!!

Para muitas pessoas tudo que é verde é mato!Mas não é...Mato é um termo utilizado para identificar pequenos arbustos comuns, que ainda não foram classificados. Por ser considerada uma planta de alto risco de invasão em um jardim, não ter propriedades farmacêuticas reconhecidas ou ser impróprio para alimentar criações, o mato não desperta grandes interesses, a não ser para a ecologia e o ecossistema.


"Um matagal diferencia-se de uma floresta por não possuir árvores em número suficiente para que as copas destas se fechem, o que impediria o crescimento dos arbustos por insuficiência de luz solar". (Wikipédia)

Os vegetais (Ornamentais, capim destinado a pastagens, medicinais, aromáticas, ervas condimentares e verduras), classificados por família, gênero, nome científico e nome vulgar (Nome regional, reconhecida pelo povo), não são considerados mato.

Mas apesar dos matos não despertarem interesse e muitas vezes serem até indesejados (ervas daninhas) ou ignorados, no futuro poderão ser descobertas novas propriedades de alguma espécie e esta entrar para lista de plantas reconhecidas...Um matagal é um importante ecossistema, muitas vezes o início de uma grande e necessária floresta!!!


Aos amantes da natureza deixo aqui um convite:
"Observem a beleza na natureza!!"
Olhem as fotos e constatem a simplicidade e beleza desses matos, que encontrei em estradas e pastos!!!!!

Grande abraço..


5 comentários:

  1. Olá, querida!
    Obrigada pela visitinha.
    Que bom que gostou do Natura Fortaleza. Apareça sempre por lá que será sempre muito bem-vinda. ;)
    Dei uma passadinha pra conhecer o seu cantinho, mas não achei o selinho que você me ofereceu.
    Manda o link pra mim, tá?
    Bom final de semana!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Passei para conhecer seu blog, vi um post da Yara e li q vc é paisagista. Amo plantinhas também ...
    E te seguirei para pegar dicas.
    Depois passa no meu blog para conhecer. ( http://alecarnevalli.blogspot.com/)
    bjkssss

    ResponderExcluir
  3. Prontinho, querida.
    Já postei o selinho. Obrigada mais uma vez!
    E adorei seu cantinho. =)
    Ah, fique à vontade pra pegar meu selinho também, viu?
    http://yaracassiano.blogspot.com/2009/04/selo-este-blog-e-um-sonho.html

    Uma ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Os matos podem mesmo ser lindos. Acho que são matos ou 'daninhas' apenas porque são indesejados mesmo. Burle Marx transformou muito mato em plantas nativas amplamente divulgadas e apreciadas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, obrigada pela visita, carinhos e comentários!!!Elena, existem muitas nativas classificadas, na verdade toda planta é nativa de algum lugar, seu comentário me fez lembrar uma dica que dou nas minhas aulas e palestras:Qdo queremos saber o melhor lugar para plantarmos uma espécie, o melhor q temos a fazer é procurar sua origem, pois são nessas condições climáticas q elas melhor sobrevivem!!Bjkas

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...