"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

20 de abril de 2010

Hortênsias



Hoje estava vendo o jornal e fiquei feliz ao saber que as minhas queridas hortênsias vão voltar a cidade imperial de Petrópolis - RJ.
Lembro de quando subia a serra e ficava deslumbrada com aquela alameda branca e azul que ladeava a estrada imperial.Tentei inserir em muitos projetos de jardins, aqui em Friburgo, esta planta que tem a cara da montanha, mas infelizmente escutei diversas vêzes que elas sairam de moda!!!
Pode???Desde quando planta tem moda?!Existem sim, tendências, baseadas nas facilidades de manutenção, como já postei aqui no blog anteriormente.Mas, hortênsias não dão trabalho e servem como contenção de encostas, sem falar da facilidade de enraizamento, pois pegam por estaquia.

Que este exemplo sirva para outras cidades!!!Parabéns Petrópolis, pelos 167 anos e pelo plantio de 20 mil mudas de hortênsias!!!

A hortênsia ou hidrângea é uma planta de folhas largas da família Hydrangeaceae, pertencente ao gênero Hydrangea. A mais comum é a hortênsia azul, pelo fato do solo brasileiro, em geral, ser ácido.Em solos ácidos as flores ficam azuis, enquanto em solos alcalinos ficam com a tonalidade rosa.É possível mudar as côres corrigindo a alcalinidade do solo antes da floração.

Cada um tem a sua opinião, mas pra mim a melhor época para fazer mudas de hortênsia é no fim do inverno, justamente na época da sua poda, onde as estacas podem ser aproveitadas da seguinte maneira: Corte um galho de mais ou menos 20 centímetros em diagonal, abaixo de dois nós ou gemas; Retire as folhas grandes da base e deixe umas duas folhinhas na parte superior. Plante a meia-sombra, em solo bem drenado e rico em matéria orgânica, até enraizar (De 60 a 90 dias). Depois faça o transplante para o local definitivo. Assim terá mais chances de cuidar das mudinhas e quando transplantar ainda poderá fazer uma seleção das mudas que realmente pegaram.
Respeite o espaçamento de pelo menos 50 cm entre as mudas ao transplantá-las no local definitivo e adicione húmus de minhoca e terra vegetal à cova que receberá a muda já enraizada.Também é aconselhável colocar uma cobertura vegetal junto à base para que ela não perca umidade.

A poda drástica é opcional...Faça apenas se desejar mantê-la baixa.O arbusto atinge altura entre 1,0 m a 2,5 m.  De qualquer forma é aconselhável a poda de limpeza. Com a ajuda de um podão, retire as flores, galhos e folhas velhas.

A hortênsia tem diversas utilizações na composição de um jardim. Pode ser plantada tanto em vasos, como diretamente no solo, isolada ou em grupos. É comum ver o uso de hortênsias em grupos numerosos, fomando cercas-vivas, grandes maciços ou borbaduras.

Existem outros tipos de "hortênsias" híbridas com características diferentes de tamanho e floração, conhecidas como hidrângeas.Estas são confundidas com as nuances que conseguimos atingir com os diferentes  níveis de ph do solo da hortênsia comum.



Vamos plantar hortênsias!!!
Espero que tenham gostado.Aguardo as suas sugestões.Beijos...

Fonte de Consulta: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=8398
Foto do topo: Ronald Botelho Jr

Um comentário:

  1. Finalmente, consegui um blog que diz a distância apropriada para plantar as mudas de hortensias! Pensei em fazer um maciço de hortensias na frente da minha casa, num canteiro 900X60 cm e tenho sonhado nuito com esse canteiro totalmente florido. Na próxima semana vou realizar esse sonho, pois vou reformar meu jardim e vou poder fazer as modificações desejadas. Obrigada pelo seu post sobre as hortênsias, me ajudou muito, estava tendo dificuldade em calcular quantas mudas iria comprar, agora ficou fácil. Beijos

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...