"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

15 de maio de 2010

Árvore da Felicidade


Olá pessoal,

A pedido da Alê, uma seguidora do blog, hoje vou escrever um pouco sobre a árvore da felicidade, que é uma planta muito charmosa para interiores.

Existem duas espécies de plantas conhecidas por árvore-da-felicidade. A Polyscias guilfoylei (“macho”) e a Polyscias fruticosa (“fêmea”). Elas são espécies diferentes, mas do mesmo gênero e família (Araliáceas).
A principal diferença entre elas é o tamanho das folhas, as da Polyscias fruticosa, são mais delicadas e finas, lembrando uma renda, e a Polyscias guilfoylei, possui folhas mais largas e robustas. Essas características fizeram as pessoas acreditarem que uma é fêmea e a outra é macho, o que não é verdade!

São ótimas plantas de interior para locais de clima tropical (quente). O ambiente deve ser bem iluminado e com boa circulação de ar, mas protegido do vento. Em locais de clima frio, elas não se desenvolvem bem em interiores.Neste caso, só é possível criando-se um “micro clima” em estufa, que pode ser uma varanda envidraçada. Explico isso, pois moro numa cidade de montanha e não podemos generalizar os cuidados das plantas, para diferentes altitudes. Assim como a rega muda nas estações do ano e dependendo onde a planta se encontra. Plantas de vaso requerem mais regas do que plantas que estão plantadas onde as raízes tenham acesso à água no solo. No verão, os dias são mais quentes e se sua planta está no vaso e encontra-se no interior, regue-as em média duas vezes por semana, sempre atento a não deixar água sobrando no prato, pois o excesso de água também é prejudicial às raízes.

Muitas vezes adquire-se a muda pequena, neste caso aconselho transplantá-la para um vaso de no mínimo 30 cm de diâmetro e 40 cm de altura, para que a planta possa se desenvolver. Não esqueça que plantas de vaso precisam ser adubadas bimestralmente. A árvore da felicidade aceita bem a poda, tomando-se o cuidado do corte ser sempre diagonal e lembrando que os brotos surgem abaixo do local podado.



Muitas felicidades a todos...



11 comentários:

  1. Adorei essa postagem sobre a árvore da felicidade! Vou comprar uma pra mim... rs Eu tenho um jardim muito grande na minha casa, na verdade é da minha avó, mas venho aprendendo como cuidar das plantas. Quando vc tiver um tempinho, por favor me dê umas dicas sobre as orquídeas! Adoro, tenho uma branca com lilás, mas não estou sabendo como cuidar, cada um fala uma coisa diferente... Ganhei ela na terra, e sempre deu flores 2 vezes por ano, mas de tanto falarem que nao podia ficar na terra, etc, etc, etc, a coitadinha está se apagando, agora que nasceu um raminho fininho de flores... Desde já obrigada!!!!!!! Que seu final de semana seja iluminado! Ahhhhh já postei os rituais para Sta Sara, depois passe lá para conferir. Bjinhos!!!! Andréa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrea, já sou sua seguidora, já recebi a sua atualização e já viiii!!!Obrigada menina!!Qto a orquídea, existem as epífitas, aquelas q ficam enraizadas em árvores, portanto ficam bem em placas de xaxim e/ou fibra de coco;Existem as q ficam bem em vasos de barro c substrato próprio de cascas de pinus, carvão e lascas de xaxim;E existem as terrestres, como é o caso da arundina, q ficam lindas em jardim e vasos c substratos a base de terra.Fica difícil definir qual é o caso da sua sem o nome ou foto.Tenho uma comunidade no orkut, se vc quizer entre lá, poste a foto, q eu posso até encaminhá-la para parceiros que são especialistas em orquídeas, ok?
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique!obrigada pelas dicas, acho que irei mudá-la para o xaxim, de qualquer forma depois te mando a foto dela, sempre tiro quando saem as flores, ahhh e vou te adicionarno orlut tb!
    Quanto ao meu blog, claro que pode copiar, copie tudo o que quiser, ele foi feito pra isso mesmo, pra dividir com todo mundo o pouquinho que sei e aprendo a cada dia, fico muuuito feliz por isso. A oração ficou linda aqui, cheia de flores e borboleta... Obrigada!!!! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! É mesmo q não existe essa estória de macho e fêmea? kkkk
    Acredita q a minha nunca adubei, qual vc indica? Eu apenas acrescento terra em cima dela de tempo em tempo ...
    Te falei q a minha se deu bem na varanda tomando sol, chuva e vento ... mas acho q como a minha varanda é quente acredito q por isso ela se dado nelhor do q dentro de casa...
    Adorei!!!
    Estou preparando o post de agradecimento pelos selinhos ...
    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Oi Alê, q bom q gostou!!Acho q vc acabou de descobrir o porquê da sua plantinha estar fraca e sentida!!!A adubação é muito importante, sem ela as folhas começam a ficar amareladas, por falta de nitrogênio;Enfraquecidas sentem mais os ataques dos pulgões.A terra ajuda um pouquinho por trazer um pouco de nitrogênio e sais minerais, mas não é o suficiente.Dá uma olhada nessa matéria:
    http://monique-botelho.blogspot.com/2007/11/cuidados-com-as-plantas-de-interior.html
    Vai te ajudar!!!Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bela postagem., mas realmente essa planta não gosta de mim., desde que casei ( 16anos atrás!)
    tento ter em casa....desisti! e olha que tenho chácara e tudo, mas não foi pra frente ..sei lá..
    Tenho Antúnios ( esse o nome certo?) converso com eles às vezes....tem épocas que ficam lindos...outras bah!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Sil, obrigada pela visita e comentário!!As plantas realmente tem fases..rsrs Elas sentem determinadas épocas do ano.Os antúrios, são lindíssimos e muito resitentes.Postarei pra vc futuramente um artigo sobre eles e talvez vc os entenda melhor, ok?Qto a árvore da felicidade, vai depender do clima da sua cidade.Elas gostam de clima tropical (Quente) e é difícil desenvolverem-se no frio.Mas não desista das plantas, elas nos reciclam as energias!!!Dá uma olhada neste link tb, http://monique-botelho.blogspot.com/2007/11/cuidados-com-as-plantas-de-interior.html !! Bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá monique...

    Gostei muito do seu site, e obtive informações necessárias, pois amo plantas... Estou com um problema na minha arvore da felicidade, as folhas estão meio oleosas, os galinhos vão ficando escuros e acabam caindo, será que são pulgões? Me ajude a salvar minha arvore linda!! Por favor, agradeço desde já, bjs

    ResponderExcluir
  9. olá, tenho uma arvore da felicidade macho a 4 anos, ela tem uns 40 cm e não está indo bem, está com poucas folhas e nao crescem, está fina, ja coloquei terra nova e adubei, e nada acontece, oque devo fazer ?
    agradeço se puder me ajudar !

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acabei de comprar uma árvore da felicidade e nem sabia de toda lenda que envolve essa planta. Mas fiquei encantada com ela. Só que já no primeiro dia, sentimos muito o cheiro forte que ela exala. Mesmo com esse cheiro forte, vi em vários sites que ela indicada para design de interiores. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Olá, esta planta não costuma ter cheiro algum. Talvez ela tenha sido pulverizada recentemente com algum inseticida ou fungicida. É apropriada para interior por se adaptar bem a este microclima e muito usada em decoração.Experimente regar as folhas pra limpá-la de produtos.Boa sorte!

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...