"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

22 de maio de 2010

Jardim na Laje

  
Este jardim foi criado para suavizar a construção em concreto e oferecer uma vista mais humanizada aos clientes do estabelecimento em questão. Para a execução deste jardim tive o cuidado de solicitar ao engenheiro da obra, o peso máximo que a laje suportaria, já que é um grande vão em balanço.
Foi feita a impermeabilização da laje com manta asfáltica até a altura de 0,50 cm das laterais e mantive os bueiros laterais livres.

Após os cálculos, cheguei à conclusão que o melhor substrato seria o carvão vegetal, pelo peso insignificante, ótima drenagem, ph neutro, durabilidade, entre outras vantagens.

Escolhi plantas de raízes superficiais e com altura máxima de 1(um) metro. Usei e abusei do convolvo (falso miosótis), para forração das agaves, nos canteiros de fundo.Nos cantos laterais fiz maciços de moréas com forração de argila expandida para se integrarem aos canteiros do centro que usei bromélias, antúrios para dar um colorido e a mesma forração de argila expandida. No canto do fundo que eu podia plantar algo mais alto, fiz um conjunto de clúsias com forração de érikas brancas para suavisar. A pior parte, foi levar todo material pra cima com uma roldana, montada pela equipe.

A grama foi aplicada direta no carvão e acrescentei húmus nos canteiros antes do plantio. Para finalizar utilizei seixos grandes para criar um volume.Deu muito trabalho, mas o resultado final compensou.Me senti realizada!!

 Este jardim é mantido pela Verde, Vert, Green plantas e jardins até hoje!!

Me diga se gostou desse artigo.Gostaria de ver outros artigos sobre paisagismo?
Deixe uma sugestão...
Grande abraço!

Projeto: Monique Botelho
Em: dezembro/2004

2 comentários:

  1. Achei interessante o uso do carvão vegetal. Posso substituir a camada de argila por ele, embaixo da manta de bidim??
    Obrigada,
    Katia

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia, me desculpe a demora em responder.Pode substituir sim, sem problema.Neste caso utilizei o carvão por causa do peso na lage e do preço.Mas ecologicamente falando, prefiro usar a argila em espaços menores.Obrigada pelo comentário.Abç

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...