"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

4 de junho de 2010

Bougainville




Olá queridos visitantes deste jardim,

Fui passear na região dos lagos essa semana e aproveitei para registrar a beleza dos bougainvilles (fotos do post), que encontrei pelo caminho. O interessante dessa magnífica planta é que fica bem em qualquer altitude, visto que, a rosa pálida está em Lumiar-RJ (700 metros de altitude), a rosa fúcsia em Búzios-RJ (3 metros de altitude) e a branca em Arraial do Cabo-RJ (8 metros de altitude), no Pontal do Atalaia (a 150 metros de altitude aproximadamente).

A Primavera, como é conhecida popularmente, é uma trepadeira lenhosa, rústica, de florescimento abundante.

O nome Bougainville é uma homenagem ao navegador e cientista francês Louis Antoine de Bougainville que por volta de 1769, comandou uma expedição ao redor do mundo, acompanhado do naturalista Philibert Commerson, que ao chegar ao Rio de Janeiro descobriu esta planta maravilhosa, com grandes inflorescências.

Encantado com essa planta, Bougainville coletou alguns exemplares, levou-os para a Europa e os presenteou ao Rei Luís XIV. E assim ela se tornou conhecida na Europa e passou a ser cultivada em todo o mundo.

Essa maravilha da natureza é orgulhosamente brasileira e é encontrada em estado natural pelos pastos, mas aceita bem a poda educativa, a tupiária e florescem até como bonsai!!!

As "flores" da primavera são relativamente insignificantes na tonalidade creme, mas suas brácteas (folhas modificadas) se revelam entre várias tonalidades que vão do rosa pálido, passando pelo fúcsia e até alaranjado, o que chama a atenção de quem passa.

Para a manutenção da saúde de sua planta, eu recomendo a adubação no início da primavera, rica em nitrogênio (Húmus e torta de mamona ou NPK 10-14-08), após a poda (fim do inverno) de limpeza e formação, onde se retiram as galhadas indesejadas, ramos velhos ou controla-se o tamanho. E adubação para produção de flores em dezembro, rica em fósforo (Húmus e farinha de osso ou NPK 04-14-08).

Lembrando que a fórmula NPK existe nas mais variáveis proporções, onde N=nitrogênio (para folhas e crescimento de galhos), P= potássio (para crescimento de raízes e estrutura interna da planta), K=fósforo (para flores e frutos). E que sua aplicação deverá ser misturada a terra abaixo da linha da copa ou pelo menos a 0,80 cm de distância do caule.

A bouganvillea gosta de sol pleno e aceita a meia sombra, desde que, sua copa possa alcançar o sol.

Muito cuidado ao plantá-la próxima de sacadas, telhados e locais onde não possam crescer livremente entre seus 5 a 10 metros de altura. E tenha em mente que apesar de lindíssima seus espinhos são grandes e machucam meeeeesmo. Lembro-me uma vez que ao podá-la me machuquei e demorou muito a sarar.

Você poderá encontrar a ficha técnica no álbum do facebook "Através das minhas lentes" .


Qualquer dúvida deixe no comentário e assine o post para acompanhar a resposta e outros comentários. Você já viveu alguma experiência com uma bougainvillea? Relate aqui!!

Grande abraço e muitas flores para todos...

5 comentários:

  1. Primavera tenho várias em minha chácara.,
    na entrada, pelo quintal, etc..
    tenho branca da foto e rosa....tinha uma amarela, mas não me lembro da última vez que vi flores nela..estranho..

    São genuinas brasileiras...que legal! bom saber;.

    Bjs - ah! já ouviu falar sobre a flor "dama da noite"? que floresce somente uma vez por ano?(eu acho!) bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, que bom te ver por aqui!!Sobre a rara primavera amarela, lindíssima por sinal, pode estar sendo atacada por algum inseto que come os brotos e botões.Dá uma olhada!!Pode ser lagarta, mini-grilo, etc.Provavelmente ela é uma híbrida, por isso um pouco mais frágil das que a originaram, neste caso fique mais atenta a adubação.
    Qto a dama da noite, existe sim, mas a conheço por Rainha da Noite.A planta que conheço por dama da noite é um arbusto com várias mini flores brancas.A q vc se refere farei um post pra vc.Mas enquanto isso dá uma olhada no link:
    http://www.facebook.com/album.php?aid=6745&id=110197995682019&ref=pb#!/photo.php?pid=97759&id=110197995682019
    Ela está no meu facebook!!!Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ola Monique, sou o Hugo das fotos da dama-da-noite! Se quiser usar as fotos fique a vontade sem restrição nenhuma...se necessitar tenho mais algumas fotos dessa mesma florada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Hugo, adorei as suas fotos no flickr!!Toda vez que usá-las te aviso, como já faço com outros parceiros.Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Monique,

    Muito legal seu blog, parabéns. Eu também tenho um, não está tão bom quanto ao sei, mas um dia chego lá.
    http://viannamar.wordpress.com/
    Estou construindo uma casa e nela esta previsto um pergolado sob a garagem e uma divisão entre a piscina e a entrada da casa. Inicialmente estava previsto colocar bouganville, mas como sou apaixonado por rosas, posso substituir pelos diversos tipos de rosas? o que você me indica? A casa fica a 500 metros do mar de Interlagos, em Vila Velha - ES.

    Aguardo e obrigado,

    Marcos

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...