"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

16 de junho de 2010

Inverno


Magnolias
Foto: Ronaldo F Cabuhat


O inverno está chegando, oficialmente no dia 21 de junho, mas nas regiões serranas, sul e sudeste do Brasil, o frio já chegou!!! E quem pensa que no inverno, como as plantas estão hibernando, os jardins não precisam de cuidados, está muito enganado.

Nossos avós já diziam, que a época certa para podar as rosas são os meses sem “R”! Pois é! Isso é verdade, não é supertição!! A explicação é simples: Os meses de junho, julho e agosto, que é justamente o período do inverno, são os meses que não têm a letra “r” no nome. E é no inverno que se fazem as podas de limpeza e formação de arbustos, plantas e árvores que não estejam em floração ou frutificação.

As podas de limpeza são para eliminar galhos mal formados, velhos e/ou secos e permitir a aeração no interior de copas muito fechadas. Cada caso é particular e depende da espécie a ser podada.

O gramado não deve ser podado no inverno. Primeiro porque não cresce mesmo, segundo porque um gramado, um pouco mais alto, protege os rizomas (aquelas “raízes” expostas) do frio evitando a sua queima e consequentemente as possíveis falhas. Existem vários profissionais que indicam a cobertura do gramado com terra, mas por experiência própria e vinte anos de jardinagem eu não indico isso. Só acrescento terra nesta época, em alguns pontos, para nivelar o gramado, evitando que a área do gramado fique, com o tempo, mais alto que as calçadas e acabe por encharcar caminhos nas épocas de chuva. Recomendo também a catação manual das ervas daninhas para uma boa limpeza.

No inverno também temos que ficar atentos as regas, pois chove menos ou quase nada e as geadas da noite podem queimar plantas e gramados. Neste período recomendo a rega pela manhã, pois além de retirar a geada da noite anterior, as plantas secam ao sol durante o dia, evitando o frio nas raízes, que causam apodrecimento das mesmas e possível congelamento da água nas folhas na noite posterior. Regas moderadas no inverno, ok?

Outro cuidado no inverno é o controle preventivo de fungos e bactérias, principalmente nas regiões úmidas. Posso indicar a calda bordaleza, mas existem outros fungicidas no mercado, a base de cobre, para esta finalidade.

Adubação, só no finalzinho do inverno ou plantas em floração!!!Para estas últimas, húmus e farinha de osso são suficientes. Plantas e gramados em dormência não absorvem nutrientes, ok?

O aspecto seco e muitas vezes feios, são próprios da estação, não existem milagres!Temos que investir e apreciar as flores do inverno!!

Mas o inverno também serve para transplantar... E como as plantas estão em dormência, sentirão menos os transplantes, quando necessário.

E plantar!!!! Principalmente os bulbos, que florescerão no início da primavera.


Com estes cuidados, quando chegar a primavera, você verá suas plantas brotarem, florescerem e frutificarem saudáveis e exuberantes.

Lembrou de mais alguma que eu esqueci? Deixe no comentário!!
Desejo a todos um inverno aconchegante, na frente de uma linda lareira, com vista para um lindo jardim florido!!!

O que você acha das flores do inverno? Se ficar alguma dúvida ou se gostou deste post, escreva um comentário!!


 Fotos: Ronaldo F Cabuhat

Gostou do blog? Antes de sair clique em "seguir" no quadrinho aí ao lado.Assim não perderá o endereço!!
Abraços e muita flor de inverno no seu jardim!!!

9 comentários:

  1. Olá Monique, que bom que me lembrou de podar as ROSAS, tenho alguns pés na chácara., e como não vou lá tão cedo., aviso meu marido para podá-las agora....

    Beijos e forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sil, não precisa ter pressa!!O inverno não chegou ainda e você tem até agosto pra fazer isso.Na verdade se fôr um lugar de geadas é melhor mesmo esperar e podar as roseiras entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, como vão as coisas? Senti saudades do verde deste lindo jardim. Passei para parabeniza la pela postagem.Tenho uma dúvida:tenho um jardim pequeno em vasos com plantas medicinais e gostaria de saber se no inverno as regas tem que ser mais espaçadas?

    Beijos amiga

    Danubia Patati tralala

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, vou bem, obrigado!!E vc?Também estou te devendo uma visita..rs Quanto as regas, tudo depende das condições que seus vasos se encontram, principalmente as condições climáticas de onde estão.Generalizando, no inverno as regas são mais espaçadas sim!!
    No frio a evaporação da água é muito menor e a umidade relativa do ar muito maior, impedindo a desidratação das plantas.De qualquer forma plantas de vasos requerem sempre mais rega que quando plantadas direto no chão, onde as raízes procuram água e acham!!O vento é outro fator que causa desidratação.De qualquer forma, nunca deixe água no prato, pois apodrecem as raízes.Normalmente as ervas medicinais pedem água..rsrs Murcham qdo estão com sede!!!Pode observar.Se a dúvida continuar, me fale!!!Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá Monique! Adorei o novo visual, ficou lindo! Ahhhh e essas dicas hein... Amei, vou correr para podar as flores aqui em casa.
    Beijinhossss!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréa, Obrigada pelo elogio!!A tempos que queria mudar, quando o bloger disponibilizou os novos designers eu fiquei tão feliz, que passei a noite inteirinha mudando tudo!!!Que bom que gostou das dicas, qualquer dúvida pode perguntar, viu?Bjokas

    ResponderExcluir
  7. o blog tá lindo sogrinha!
    no inverno tudo fica mais bonito, inclusiva as flores ...

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla, obrigada!!!O seu blog tb está lindo!!Qto a observação sobre maio,tb ser um mes sem r, ótimo questionamento que vc fez no orkut, eu preferi não incluir, porque são poucas as regiões do Brasil que o frio chega em maio.Aqui já tem feito frio e as platas já começaram a sentir, mas como destaquei as roseiras, preferi nem dar essa sugestão, pois elas ainda estavam com flor.E é melhor esperar a época de hibernação para podas.Além do que, o clima vem mudando da época de nossas avós pra agora!!!Bjus

    ResponderExcluir
  9. Monique, adorei seu blog, já sou sua seguidora,
    adoro plantas, e sou apaixonada por árvores "todas".
    bjsss

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...