"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

9 de junho de 2010

"Rainha da Noite" ou "Dama da Noite"

Olá queridos leitores, a Sil Mizel, do blog Mami's ke fez e uma das amigas seguidoras deste blog, levantou uma questão aqui em um comentário e prometi escrever este post para esclarecer a diferença entre a Dama da Noite e a Rainha da Noite.

Olá Sil, adorei o seu questionamento, a tempos estou para postar aqui um artigo sobre a flôr magnífica que abriu na minha sala por apenas uma noite!!!E já que você comentou, aqui está o post prometido!!

Lembro de uma comédia que é toda baseada na expectativa da flôr se abrir, até uma criança acabar com a festa e ninguém ver a flor!!rsrs

Existem várias plantas conhecidas por "Dama da noite" e/ou "Rainha da noite".Tive que sair pesquisando a diferença entre elas para postá-las aqui.

Encontrei no site "Jardineiro.net", duas delas, uma das conhecidas "rainha da noite" e a "dama da noite", da qual posto na íntegra aí em baixo.
As fotos e matérias tem seu links próprios e tem os mesmos direitos autorais deste blog, postado no rodapé.
Se desejarem, visitem as páginas clicando nos links, pois são sites muito interessantes e didáticos:

Rainha da noite (Hylocereus Undatus)

Nome Científico: Hylocereus undatus

Sinonímia: Cereus undatus, Cereus triangularis var aphyllus, Cereus triangularis var major, Cereus tricostatus, Cereus trigonus var guatemalensis
Nome Popular: Rainha-da-noite, dama-da-noite, pitaia-vermelha, pitaia, pitaia-vermelha-de-polpa-branca, cato-barse, cardo-ananaz, flor-da-lua
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

"Como o nome já diz, a rainha-da-noite abre suas belas flores brancas com centro amarelo somente ao escurecer e, apenas no verão. Além disso é um excelente porta-enxero para outras cactáceas. Pode ser plantada em vasos, ou entre fendas de pedras e árvores como epífita, onde se fixa através de suas raízes aéreas. Seus frutos saborosos e exóticos são muito procurados, apresentam polpa branca e casca rosa. Diz-se ainda que tem poderes medicinais.

As rainhas-da-noite devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em substrato leve, próprio para epífitas e misturado com terra de jardim e matéria orgânica. Não aprecia o frio e deve ser regada periodicamente. Multiplica-se por sementes e estaquia".

Apesar da semelhança das flores, foto abaixo, notem que as folhas são diferentes:



Sobre o fruto, foto abaixo,  desta planta, encontrei uma matéria exelente no site "Toda Fruta", se alguém quizer é só clicar no link para ver a matéria.
 
 
 
Dama da Noite (Cestrum nocturnum)
 
Nome Científico: Cestrum nocturnum

Sinonímia: Cestrum leucocarpum, Cestrum parqui
Nome Popular: Dama-da-noite, flor-da-noite, jasmim-da-noite, rainha-da-noite, coirana, coerana, jasmim-verde
Família: Solanaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

"A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores. Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas. Seu porte é medio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos. As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutinhos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.

A dama-da-noite é uma planta vigorosa e de rápido crescimento, ela é utilizada geralmente isolada, mas fica bem em pequenos grupos. É uma peça indispensável em jardins aromáticos, "dos sentidos" e borboletários. Pode ser conduzida como arvoreta e trepadeira também, através de podas e tutoramento, perfumando assim calçadas, pátios e cobrindo caramanchões, arcos, treliças, entre outros suportes. Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa.

Não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas. Atenção, todas as partes da planta são tóxicas e podem provocar vômitos, irritação das mucosas e alucinações, entre outros sintomas. A dama-da-noite é considerada planta invasiva, principalmente em pastagens.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais freqüentes. As podas devem ser efetuadas após a floração principal. Multiplica-se por sementes e estaquia dos ramos semi-lenhosos".

A foto abaixo, da verdadeira Dama da Noite, que conheço como paisagista, é do meu mais novo parceiro, Hugo Fornarolli e mostra a diferença dessas plantas:



Rainha da Noite (Epiphyllum Oxypetallum)

A seguir vou escrever sobre a Epiphyllum Oxypetallum, a Rainha da Noite!!!Essa sim, é a planta que conheço como Rainha da Noite e que tem características muito semelhantes com a acima demonstrada e que abriu na minha sala, maravilhando todos que a viram, durante apenas uma noite!!!


Nome Popular: "Belle de Nuit", Rainha da Noite
Nome científico: Epiphyllum Oxypetallum

Familia: Cactaceae
Genero: Epiphyllum
Espécie: oxypetalum
Ciclo de vida: Perene
Origem: México e América do Norte

Como outras cactáceas a Rainha da noite gosta de sol e aceita bem a meia sombra. As regas devem ser espaçadas, uma a duas vêzes por semana, dependendo onde se encontram.

Sua floração é à noite, como o nome sugere, e a flor dura apenas uma única noite!!Quase perdi a floração da minha!!Foi uma surpresa quando cheguei em casa (fevereiro de 2010) e vi aquela flor, branquinha e ofuscante aberta na janela da sala. Imediatamente trouxe-a para dentro da sala, para ficar babando aquela única flor!!Ganhei uma mudinha a três anos atráz e esta foi a primeira floração.

O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica ou com sua natureza epífita, em placas de fibra natural.

Apesar de toda pesquisa que fiz, comentar sobre o clima quente, eu tenho as minhas muito bem a 700 metros de altitude, na montanha e tanto a Dama da Noite, quanto a Rainha da Noite a que me referi por último, vivem maravilhosamente com o frio daqui!!!

Veja que liiiiinda, a minha Rainha da Noite!!!






Vi na página do amigo Mário Franco , da Comunidade Casa e Jardim, um vídeo do YouTube que posto aqui para sua apreciação!!




Consegui mostrar a diferença entre elas? Ficou alguma dúvida? Me diga, o que achou do post? Seu comentário é muito importante para que eu continue escrevendo sobre o que você quer ler!!!!

11 comentários:

  1. Oi Monique!!! Adorei esse post...
    Adivinha? Tenho quase todas elas aqui no meu jardim, aliás tenho dois jardins, um na frente da casa, com a Dama da Noite, exala um perfume maravilhoso... e outro jardim nos fundos da casa, esse bem maior, e tem as Rainhas da Noite, são lindas! Toda vez que saem as flores, tiro fotos, tb tenho uma outra flor, muito parecida com orquidea(dizem que tem forma de anjo) que tb dura só uma noite, não sei como ela se chama... Vou mandar as fotos para vc ver. Adorei tudo! Obrigada por compartilhar! Boa quinta-feira! Bjosss!

    ResponderExcluir
  2. Aaaahhh Andrea, que delícia e privilégio ter todas em um só jardim!!!E que bom você ter gostado do post.
    Posta as fotos siiiimmm..Fiz um tópico lá na nossa comunidade do orkut sobre elas, posta lá as fotos!!!Assim podemos compartilhar com o pessoal de lá!!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101330227
    Só p facilitar, vc já é um membro da comu!!
    Vou aguardar anciosamente...meeesmo!!Beijão

    ResponderExcluir
  3. MOnique,
    Você me fez chorar agora aqui na minha casa.Além do post ser lindo demais, o nome dessa flor pra mim me traz lembranças de infância, de pessoas que já se foram....pessoas amadas e muito queridas
    Todos no mesmo quintal, avós, primos e tios.
    Meu pai acordava a gente só pra ver a flor,
    não uma qualquer, mas a "FLOR DA VÓ!"
    Minha vó era uma mulher reealmente especial., cultivou seus filhos e todos nessa noite se levantavam para ver a flor aberta, e seus netos e netas iam juntos.Ficavamos em volta da flor até altas horas...meu avô, meus tios que já se foram., conversando e "mimando" minha avó.
    Muito linda mesmo...e nem tenho mais palavras pra te dizer .Obrigada pelo carinho.
    A Flor ainda existe, meu pai como filho mais velho cuidou e cuida dela até hoje.Ele replanta e tira mudas...mas infelizmente não há mais ninguém pra ver, e não posso levar minhas filhas lá pra ver a flor da minha avó, nem meus tios que já faleceram também..mas ela ainda tá lá., e deve florescer uma vez por ano e acho que vai existir até que tenha alguem que cuide dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ahh querida, que legal saber que vc conhece a dança com rosas, é tão raro ver essa dança hoje em dia. Mas é linda!
    Ahhh e pode deixar que irei postar as fotos sim, só o tempo de encontrar onde elas estão guardadas. As Rainhas da Noite, são muitas, vc vai gostar. E eu nem sabia o nome dela... Assim como a SIL, tb são heranças da minha avó, que continua entre nós, mas já me apossei de todas....rsrsrs Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, fico muito feliz por vcs terem gostado do post e mais ainda por ter tocado o coração de vcs!!!É muito gratificante saber que de alguma forma contribui para resgatar boas lembranças.As plantas marcam mesmo épocas das nossas vidas...E isso eu já defendi em algumas teses de jardim, pois um jardim, a meu ver, para ser marcante, tem que ter a cara do dono.Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Para mim, não existe diferença entre elas. Todas são lindas e o seu blog também. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá Professor, obrigada pelo elogio e seja benvindo a este jardim!!!Aceito sugetões de postagem, por isso, se tiver alguma dúvida ou sugestão esteja a vontade em me pedir.Amo pesquisar e compartilhar o que sei!!Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Monique estava aqui na net procurando o nome desta linda flor, eu tenho aqui em casa, mas a minha esta muito pequena só tem duas folhinhas, e a trato com o maior cuidado para que nd lhe aconteça, foi muito importante pra mim saber tantas informações a seu respeito. Adorei o teu espaço e vou ficar anciosa aguardando que a minha apareça as flores, bjsss!!

    ResponderExcluir
  9. Recebi um depoimento anônimo de um leitor que gostaria de saber onde adquirir uma muda de rainha da noite.Esclareço que não estou postando mais as mensagens da cx de span (normalmente anônimas), mas posso orientá-lo a procurar um viveirista ou horto na sua cidade e fazer uma encomenda.Esses hortos podem não ter a planta, mas com certeza tem acesso a alguém que possa conseguir, ok?

    ResponderExcluir
  10. eu estava andando pela rua e vi rainha da noite pitaya,rainha da noite,e dama da noite juntas entao eu peguei galhos delas e plantei a pitaya fais tempo dama da noite e rainha da noite foi hoje depois da escola

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...