"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

22 de setembro de 2010

Primavera


A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul em 23 de Setembro e termina em 21 de Dezembro.As plantas, flores e gramados vão precisar da sua atenção, dedicação e muito trabalho.

Após o período de dormência das plantas no inverno, chega o despertar faminto da primavera...rs


Por isso, é agora a hora de adubar as plantas ornamentais. Uma boa opção são o húmus (sempre) a farinha de osso e a torta de mamona. O NPK 4-14-8 é outra boa opção (observe sempre a dosagem indicada pelo fabricante), já que as flores estão se preparando para seu espetáculo colorido.



Apesar das temperaturas amenas ao longo da estação, temos que continuar atentos a rega, principalmente na hora de adubar, pois é a água que dilui os adubos e ajuda a sua incorporação no solo, onde serão absorvidos pelas raízes.

Nessa época os pulgões adoram atacar os novos brotos para se alimentar da seiva da planta. Para prevenção, é recomendado pulverizar calda de fumo com sabão de coco diluído (que serve apenas como adesivo), a cada 20 dias. Esta tarefa deve ser feita após o pôr do sol para não queimar as folhas. Existem outros inseticidas no mercado, mas eu aconselho o acompanhamento de um profissional para esta aplicação.



As topiárias devem ser mantidas quinzenalmente podadas, como é o caso dos buxinhos, eugenias e fícus com este formato.

Não esqueçam os gramados!!!Hora de podar, retirar a palha seca, nivelar com terra e adubar!!!Atenção, só uso a terra para nivelar onde o gramado cedeu ou houve acomodação da terra.

Para o gramado, indico o adubo granulado formulação NPK 10-10-10, para que a grama receba nutrientes completos. Espalhar cerca de 100 gramas/m² após o corte e retirada da palha. Regar bem a seguir. Para essa tarefa o ideal é escolher um dia chuvoso e adubar à tardinha!!!Normalmente é preferível regar o gramado no período da manhã para evitar fungos e doenças em gramados.



A ansiedade em ter um jardim florido com a chegada da primavera, faz com que as pessoas saiam comprando, sem orientação, diversas mudas que nem sempre são adaptáveis ao clima da região. Solicite informações com seu fornecedor para saber quais a espécies são mais indicadas.

De resto é só apreciar a Primavera!!A estação das flores e da poesia!!



"A primavera chegará mesmo que ninguém mais saiba o seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la". Cecília Meireles
 

Um comentário:

  1. Adorei as dicas p adubar e cuidar das flores na Primavera! Seu blog... lindo e sempre interessante, amiga! Bjssssss

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...