"Seja Bem Vindo...Viaje neste jardim virtual!!Sinta-se em casa neste blog!Inscreva-se, compartilhe com os amigos, adicione-o aos seus favoritos, siga-me nesta viajem aos encantos da natureza"

31 de agosto de 2011

Negligência, descaso e omissão na Região Serrana

Omissão, descaso e negligência...


Assisti recentemente uma matéria na Globo alertando a população quanto ao próximo período de chuvas na região Serrana do Rio de Janeiro e me senti na obrigação de repassar esta informação, já que eu mesma fui uma das vítimas da última enchente.

Parei de escrever no blog por causa da enchente que me deixou totalmente transtornada e sem ferramentas de trabalho necessárias para a manutenção do blog.

Foi mal gente, me desculpem, mas tive que me dar este tempo para me recompor do que aconteceu.

Deixo algumas ponderações, questionamentos e um alerta.








Frases que ainda ecoam na cabeça:

- “Genteeee!!!Agente tá debaixo d’água"!!

- "Vamos embora AGORA!!!Esquece tudo"!!

- "CALMA mãe"!!!

- "Agente vai arrombar a porta, CALMA"!!!

- "Um empurra a porta por baixo e o outro por cima".

- "Que merda, a porta tá travada"!

- "Segura o freezer aí!!!Empurra ele pra tráz".

- "A lanterna caiu na água".





O dia seguinte foi de desgosto, tristeza e desorientação total. É quando você constata que sua casa inteirinha e que toda a sua vida de trabalho e lembranças estão afundadas na lama!!


O horto, carros, computadores, eletrodomésticos, móveis, roupas, utensílios da cozinha, documentos, CDs e FOTOS de lembranças vividas!!!Essas são as piores.




Mas assim mesmo, temos que dar “Graças a Deus” por termos sobrevivido!

- "Pai, obrigada por salvar os meus filhos"!!!
E por termos AMIGOS maravilhosos!!!Não nos deixaram faltar nada...Obrigado!!!
Minha divida será eterna com vocês.

Chorei muito por isso e ainda me emociono ao lembrar que poderíamos não estar mais aqui, como muitos dos nossos amigos e filhos de amigos que se foram nesta enchente do dia 11 de janeiro de 2011 na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.






Vivenciamos um pós guerra com a falta de mantimentos, estradas, roupas e tudo que for básico que possam imaginar.

Alguns mercados foram invadidos por medo do que viria pela frente.Não sabíamos o tempo que ficaríamos sem estrada, ilhados e sem abastecimento.

A luz e a água só se estabilizaram realmente depois de duas semanas.



Aqui estou, me desabafando tardiamente, e passando esta página, para seguir em frente numa nova etapa da minha vida.Achei que já tivesse superado, mas isso tudo ainda mexe muito comigo.

E apesar desta infeliz experiência, me sinto mais forte e otimista do que nunca!!!! Com uma bagagem de aprendizado para minha família incalculável!! Sentimos na pele o que é a incerteza, a tristeza, a perda de pessoas...Mas também presenciamos o que é SOLIDARIEDADE, Amor e AMIZADE.

Porém se este acontecimento cair no esquecimento e não houver cobrança das autoridades e órgãos responsáveis vamos ter outra catástrofe!!Talvez ainda pior!!




1 – Ações que deveriam ser feitas com a verba recebida na ocasião das enchentes pelas prefeituras:

• Reflorestamento e contenção das encostas afetadas pelas chuvas;

• Remoção de comunidades em área de risco para casas populares construídas para esta finalidade;

• Retirada dos entulhos decorrentes da calamidade, próximas aos leitos dos rios;



2- Ações que poderiam impedir ou pelo menos amenizar as catástrofes:

• Proteção da mata de encosta de morros;

• Preservação de curso natural de rios;

• Crescimento urbano ordenado, fiscalizado e assistido;

• Multa por ocupação e descartes de lixo irregulares;

• Reciclagem.







Eu ainda me pergunto:

1-Porque de tempos em tempos a natureza se revolta tanto, dizimando cidades inteiras?

2-Porque as autoridades "in-competentes" não previram esta calamidade com tanta tecnologia existente?

3-Porque a população não foi avisada? Negligência?

4-Onde será que estamos errando?





A natureza agradece, mas também cobra!!

E aqui fica o meu alerta:
"Há chances de nova tragédia na serra dentro de 3 meses, diz Crea-RJ
Conselho diz que problemas nas regiões de risco não foram solucionados.
Relatório sugere ações emergenciais para evitar nova tragédia na Serra".

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/08/ha-chances-de-nova-tragedia-na-serra-dentro-de-3-meses-diz-crea-rj.html

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/08/22/omissao-ineficiencia-e-interesse-eleitoreiro-agravaram-tragedia-na-regiao-serrana-do-rio-aponta-cpi.jhtm





Fotos: Ronald F. de C. Botelho Jr
 
Em memória aos quase 3000 mortos e em especial a uma grande amiga que não conseguiu sobreviver a esta enchente. Fica com Deus Ingrid!!!!

3 comentários:

  1. minha querida! eu senti sua falta aqui no blog, mas nunca imaginei que tivesse passado por tudo isso.... é dificil saber o que te dizer... É tão dificil ver tudo pela TV, é doloroso imaginar viver essa situação. Mas posso dizer que Graças a Deus vcs estao bem e salvos, graças a Deus temos a chance de começar tudo de novo, cada vez mais forte, mais esperançosos, e rezando sempre pela saúde do nosso planeta, pq a natureza está assim... rebelde e por culpa do ser humano que se acha dono de tudo. Mas temos que acreditar,rezar e vencer! Um beijo enorme no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea, fiquei tão feliz qdo vi seu comentário!!Me dei conta de como estava com saudades do nosso mundo virtual e das nossas trocas de idéia..rsrs Menina, eu relutei muito em voltar a escrever, na verdade eu estava fugindo do assunto, por que eu sabia que qdo eu escrevesse esse post eu ia ter q enfrentar as minhas emoções de novo.Acho q tudo tem a sua hora, né?rsrs Comecei de novo mesmo, vida nova, renascimento total.rsrs Obrigada pelo carinho, beijão

    ResponderExcluir
  3. Tia Monique, quanto tempo! Excelente matéria essa que você postou, mas de excelente só tem mesmo as palavras, pois somente quem vivenciou e passou por todo esse sofrimento, entende o que se passou vendo essas imagens de pura destruição... Graças a Deus nossas famílias então hoje para contar aquilo que ficará como uma lembrança por mais que seja negativa, um lembrança que não tem como esquecer, apenas deixar de lado em meio a outros pensamentos, porque é nessa hora que a nossa mente bloqueia as emoções, fazendo com que sejamos "frios" e até insensíveis. O que mais me intriga, é que realmente NADA foi feito, de modo que para que ocorra ainda mais tragédias, basta um período prolongado de chuvas ou até mesmo que uma outra zona de convergência da Amazônia cruze a nossa região. Torço imensuravelmente para que Deus ilumine nossa cidade neste fim de ano e que não tenhamos que sofrer uma nova tragédia desse porte, para que alguns Filhos da puta parem de roubar daqueles que mais precisam e que TCU acompanhe e incrimine todos os desvios de verba... pois bem tia, é como pedir para que um milagre aconteça, porém, mesmo literalmente na MERDA, as pessoas nunca deixaram de ter FÉ. Um beijo do seu filho emprestado, que gosta muito de você e está com saudades! =)

    OBS: Não repare se tiver algum erro de português.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante para mim.Sinta-se à vontade.Seu comentário será enviado ao meu e-mail e caso você não deseje que eu o publique é só me avisar no corpo do texto, ok?! Obrigado!Monique

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores deste Jardim

Após clicar, veja o resultado no final da página!

Também escrevi...

Também projetei jardins reais...